Ossos da sorte no McSorley´s

Dica de Pub e Cerveja em New York City

McSorley’s Old Ale House

McSorley’s Old Ale House

Durante minha última viagem à New York City conheci o Pub irlandês mais antigo da cidade, o McSorley’s Old Ale House, localizado no número 15 da East 7th Street, no famoso bairro East Village em Manhattan. O curioso é que essa taberna era um dos últimos “Men Only” Pubs, e só passou a admitir mulheres após ter sido forçado a isso em 1970, quando o banheiro se tornou unissex e somente 16 anos depois foi feito um banheiro feminino privativo.

Parafernália decorativa do McSorley’s

Decoração do McSorley’s

Antigas obras de arte, diversos artigos de jornal cobrindo as paredes, pisos com serragem, e os garçons e “barmen” irlandeses conferem ao McSorley’s uma atmosfera que muitos consideram remanescente da antiga New York. Nenhuma peça de mobília ou quadro foi removida das paredes desde 1910, e no bar há vários itens de parafernália “histórica”, como as algemas de Houdini presas ao corrimão do balcão. Há também ossinhos da sorte pendurados sobre o bar, que supostamente foram deixados lá por rapazes que partiram para a 1a Guerra Mundial e seriam removidos após o seu retorno, portanto os ossinhos restantes são daqueles que nunca voltaram.

Interior do Pub McSorley's

Interior do Pub McSorley’s

Duas das regras de comportamento no McSorley’s são: “Be Good or Be Gone” e “We were here before you were born“. Antes de 1970, a regra era: “Good Ale, Raw Onions and No Ladies“; sendo que as cebolas cruas ainda fazem parte do  prato principal servido no pub, que é considerado como um dos “Top 5 Historic Bars” pela revista New York Magazine. Desde a sua abertura, em 1845, o salão foi originalmente chamado “The Old House at Home“. Nos velhos tempos, várias pessoas ilustres visitaram o McSorley’s, como Abraham Lincoln, Teddy Roosevelt, Woody Guthrie, e vários outros poetas e literatos. Numa de suas poesias, o poeta E. E. Cummings descreveu a cerveja do pub como “the ale which never lets you grow old” e o bar como “snug and evil”.

Pint light e black do McSorley´s

Pint light e black do McSorley´s

Outro ponto que chama atenção é que o bar serve apenas dois tipos de cerveja, uma clara e uma escura, e você sempre recebe duas canecas a cada pedido, essa é a regra da casa. De qualquer maneira, o velho McSorley’s é uma parada obrigatória na sua próxima visita à Big Apple, pois além de toda a história e exoticismo do local, o pub é realmente aconchegante e frequentado por muita gente bonita. Não deixe de comentar e recomendar aos seus amigos.

Aproveite!

 Autor: Roberto Hafez

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Um comentário sobre “Dica de Pub e Cerveja em New York City

  1. Eu estive neste lugar com meu marido e recomendo na sua próxima visita a NY. Tem muita história e diversão ao mesmo tempo.

Comments are closed.