Hamburguers-prontos-para-serem-servidos-com-a-Cerveja-BeerBrasa-IPA

“Hamburguer” e Cerveja Beer & Brasa IPA

A cerveja Beer & Brasa India Pale Ale foi a nossa segunda experiência de fabricação caseira. Desde o planejamento e escolha desse tipo de cerveja, já pensávamos na sua degustação harmonizada com dois “hamburguers” diferentes, o tradicional X Salada e outro com Bacon, Pepino e Cebola caramelizada.

Curtimos essa combinação e selecionamos algumas fotos para ilustrar nossa dica de receita e como prepará-la na grelha com lenha.

Tempero da carne e preparação dos principais ingredientes para oito pessoas:

Escolhemos fraldinha e acém (2 Kg de carne moída, sendo 70% de fraldinha limpa e 30% de acém), temperamos com sal e pimenta do reino, fizemos várias bolas do tamanho de uma bolinha de tênis, caramelizamos a cebola roxa, grelhamos as fatias de Bacon e os pães, fatiamos o tomate caqui com alface lisa, o pepino em conserva especial feito pela Dona Hildegard, diretamente de Joinville, tudo isso acompanhado pela cremosa maionese temperada da Meri (veja aqui a receita). 

Grelhando o Bacon e o “Hamburguer”:

Acendemos a churrasqueira usando lenha, com antecedência de uns 30 min, e utilizamos uma chapa especial de ferro para grelhar o bacon em fogo alto (fique atento para não queimar o bacon), que deverá ficar dourado e crocante.

Amassamos as bolas de carne com a palma de mão, até ficar com 2 cm de espessura e levamos à grelha em fogo médio para alto (acerte o ponto de sua preferência), aí viramos a carne, colocamos 2 fatias de queijo Cheddar e abafamos com uma tampa alta, jogando um pouco de cerveja para criar vapor e derreter o queijo. Aproveitamos para grelhar os tomates e aquecer os pães.

Gran finale:

Chegamos ao momento esperado. Montamos o clássico X Salada, que nos acompanha desde a juventude (faz tempo…) e ficamos babando de vontade de mordê-lo, mas tivemos que esperar a foto.

Em seguida montamos o “hamburguer” especial com Bacon, Pepino e Cebola e passamos pelo mesmo problema de ficar aguardando e babando a foto.

Valeu a pena a espera, pois a harmonização final com a IPA Beer & Brasa foi muito boa!

Aguardem, pois já estamos pensando na próxima…

Autores: Roberto Hafez, Norberto D’Oliveira Neto e Alberto Neute Filho.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Um comentário sobre ““Hamburguer” e Cerveja Beer & Brasa IPA

  1. Adorei a oportunidade de participar dessa produção dos hamburguers e podem contar comigo para as próximas aventuras na grelha. Parabéns e obrigada rapazes ficou excelente, tudo de primeira linha e feito com muito carinho, esse é o segredo.

Comments are closed.