Short Ribs Kobe na Grelha e Cervejas

Short Ribs Kobe ao Ponto AGostou? Essa é de morder a tela, hein…..

O Beef Kobe foi criado no Japão, a partir de uma raça chamada Wagyu, que até o século 19 era usada para puxar carros de boi no cultivo de arroz. A partir do ano de 1868 os japoneses descobriram as características únicas da carne e começaram a desenvolver técnicas muito especiais para criação desse gado.

A principal característica do Kobe é ter a fibra muscular mais fina, proporcionando uma maior concentração de gordura, criando um marmoreio entre as fibras da carne, deixando-a extremamente macia.

Short Ribs Kobe

Short Ribs Kobe

O Short Rib é uma parte de carne com osso retirado da costela do dianteiro, e é popularmente conhecido como Acém nos nossos açougues, muito rico em sabor e maciez.

 

Short Ribs Kobe Marmorização

Marmorização do Kobe

Escolhemos esse corte para o nosso churrasco, porque ele é muito versátil e fácil de preparar na churrasqueira, e sobretudo tem o sabor, textura e principalmente a gordura que necessitamos para um excelente resultado na harmonização com  as duas cervejas que apresentamos. 

Short Ribs Kobe e Sal Grosso

Kobe e Sal Grosso

Modo de preparo: Usar sal grosso dos dois lados da carne de acordo com seu gosto, e deixar descansar por 10 minutos.

Na Grelha: Com a brasa bem formada e de preferência quando estiver no seu momento de temperatura mais alta (ela deve estar com a aparência mais branca por causa da formação de cinza), coloque seu Short Rib  a uns 30 centímetros do fogo, e repare que carne vai grelhando num tempo mais acelerado, apesar de ser um corte mais grosso. Ter uma brasa mais forte e na distância correta é  a maneira mais apropriada de grelhar esse corte, pois a intenção é justamente fazer a carne ficar bem dourada por fora e conservar toda sua umidade e sabor que a gordura das fibras proporcionam.

Depois de grelhar um lado da carne, vire o outro para ficar uniforme em ambos os lados, e não se preocupe se levantar um pouco de chamas ou fumaça, pois isso é normal com  churrasco de carnes bem gordurosas. Contudo, preste bem atenção para não deixar essas chamas queimarem a carne.

Harmonização:

Cervejas de Harmonização

Duchese e Founders

Duchesse de Bourgogne: é uma cerveja belga de alta fermentação, de tom avermelhado como “Brown Ale”, e é amadurecida em barris de carvalho por 18 meses. O produto final é uma mistura de uma cerveja mais jovem (de 8 meses de idade) com uma de 18 meses, que tem acidez pronunciada e um sabor frutado.

Founders Dirty Bastardosé uma cerveja americana de alta fermentação estilo “Scotch Ale”, rubi escuro na cor e fabricada com dez tipos distintos de maltes, proporcionando uma cerveja mais encorpada, com notas de fumo, turfa, um toque de caramelo, lúpulo persistente e 8,5% álcool.

Pessoal, reúna os amigos para um churrasco no Sábado a tarde, separe as cervejas e não fiquem apenas babando com as fotos. Ponham a mão na massa e vocês vão se deliciar com o resultado.

Bom proveito e nos informem se gostaram.

Saúde!

Autores: Norberto D’Oliveira Neto e Roberto Hafez

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Um comentário sobre “Short Ribs Kobe na Grelha e Cervejas

  1. Tive o privilégio de estar neste churrasco especial, e realmente essa carne é muito saborosa, macia e suculenta. O preparo do Norberto foi impecável e feito com muito capricho. Parabéns por essa publição, adorei!

Comments are closed.