Tião Barreto

Cerveja e Queima de Cordeiro

No domingo ensolarado do dia 20 de Outubro de 2013, fomos convidados pelo Gustavo Martini Travain para conhecer a 26ª Expovelha 2013, que acontece de 14 a 20 de Outubro e está entre os eventos oficiais que consolidam a ovinocultura como a nova vertente do agronegócio brasileiro na cidade de Lençóis Paulista, SP.

Essa exposição engloba a 11ª Exposição Nacional de Orquídeas, Exposição de Carros Antigos, Prova de Laço, Prova de Tambor, Shows de Música Caipira, Festival de Bandas de Rock da Região e a famosa Queima de Cordeiros, tudo isso no recinto de exposições “José Oliveira Prado” FACILPA, que fica na Av. Lázaro Brigido Dutra, 300 – Lençóis Paulista, SP.

O maior motivo da viagem foi a Queima de Cordeiros, onde se conhecem diversas maneiras de temperar e grelhar os saborosos cordeiros. Foram 22 participantes, cada um com a sua receita, separados por boxes ao longo de uma grande tenda, onde as mesas e cadeiras ficam no centro e ao fundo o palco para apresentação de várias duplas de música caipira.

Para tudo isso você paga um ingresso de R$50,00 com direito a comilança, bebidas a parte, incluindo a famosa Brahma de Agudos….e de “esgueia” uma cachacinha especial que o Sr. Nelson Travain Zorzeto (organizador da exposição), nos agraciou com alguns goles pra não perdemos o prumo…

A surpresa foi grande, porque são 22 receitas diferentes concorrendo ao melhor cordeiro do ano, uma melhor que a outra! Algumas um tanto excêntricas e exageradas, mas gostei de duas que sugeri  na página de receitas do blog.

Para acompanhar essas delicias, saboreamos uma farofa de milho com pedaços de fígado de cordeiro e confesso que caí matando!

TIÃO BARRETO em ação

TIÃO BARRETO em ação

Por final, em grande estilo  dos Pampas, o grande churrasqueiro Tião Barreto, foi para um canto da festa onde havia um belo fogo de chão, e em poucas palavras  me ensinou alguns detalhes de como preparar o fogo alto e firme, em lenha de eucalipto com algumas grelhas de chão e diversos cortes de cordeiro, inclusive uma costela de boi, aberta e presa no espeto.

É isso aí pessoal! Até o ano que vem com mais Queima de Cordeiros.

 Segura aí Tião!!!

Tião Barreto

Tião Barreto

Adquira o espeto de cordeiro patagônico ou da costela, veja os seguintes endereços: 

 http://grillstore.com.brhttp://saojosedospinhais.olx.com.br

 

Autor: Norberto D’Oliveira Neto

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

2 comentários sobre “Cerveja e Queima de Cordeiro

    1. Obrigado Niva, como comentei o Blog ainda está em desenvolvimento, mas promete muito conteúdo e diversão. Fique à vontade para encaminhar o endereço aos seus conhecidos, pois sei que a maioria curte uma cerva e um bom churras. Eu e o Norba fizemos um grill de jacaré na praia e estaremos publicando logo mais, muito legal.
      Grande abraço, velho!

Comments are closed.