Cerveja American Pale Ale Caseira

Fazendo cerveja em casa | Homebrewing

A fabricação caseira de cerveja é um hobby fascinante e um passatempo sempre muito divertido, que com alguns materiais e criatividade, produz cerveja de ótima qualidade. De quebra, você vira o Cervejeiro dos amigos! Fazer a própria cerveja não é um processo tão complicado, e após algumas dicas e prática, o resultado será surpreendente. Veja os principais passos para a fabricação de uma cerveja tipo APA (American Pale Ale), os equipamentos básicos necessários e as fases detalhadas do processo até o engarrafamento. Divirta-se!

Se você se interessar pela matéria, nós do Beer & Brasa recomendamos a Sinnatrah Cervejaria Escola para você começar a aprender esse fantástico universo das cervejas artesanais. Sabendo como fazer, você vai apreciar cada vez mais essa bebida, provar outros tipos e estilos e se especializar, lógicamente com toda a MODERAÇÃO e CUIDADOS que o consumo de álcool exige. Bom, chega de papo e vamos por a mão na massa, numa linguagem informal:

1.- Equipamentos e Ingredientes

Panela de alumínio com válvula com capacidade de 20 l; balança de cozinha; moedor manual de malte; termômetro de plástico; “airlock” em S; balde fermentador; mangueiras; colher de plástico grande; garrafas com tampas ou engarrafador. Utilizaremos a seguinte receita: 1 Kg de malte Pale Ale, 1 Kg de malte Pilsen, 100 g de malte Special B, 15 g de lúpulo Chinook, 30 g  de lúpulo Centennial e fermento Safale US-05.

2.- Moagem dos Maltes

O primeiro passo é a Moagem dos Maltes, o que deve ser feito com o moedor manual. Observe que os Maltes devem ser quebrados e não triturados, tentando preservar a casca do grão e expondo sua parte branca. Deve ser evitada a formação de farinha e destruição das cascas, lembrando-se que grão de malte íntegro NÂO produz cerveja.

3.- Cozimento dos Maltes e Mosto

O segundo passo é o Cozimento dos Maltes em água quente para obter açúcar para a fermentação. A temperatura da água nessa fase do processo tem que ser controlada a
65° C por 60 min, para não provocar a destruição das enzimas responsáveis pela conversão do amido em açúcares.

4.- Clarificação

Com um recipiente de Aço Inox, retira-se cuidadosamente o líquido pela torneira da panela, e adiciona-se novamente ao mosto, usando-se um escorredor de macarrão em movimento circular à panela, repetindo-se esse mesmo processo de 3 a 5 vezes e retirando-se amostras para visualização. Retire o bagaço dos maltes da panela.

5.- Lupulação

Acrescenta-se os lúpulos em 2 etapas: o Chinook a 30 min e o Centennial a 60 min do final da fervura.

6.- Fermentação

Desligue o fogo, pegue a panela com cuidado e resfrie até 25° C. Transfira o mosto para o fermentador limpo e sanitizado, e adicione 1 saquinho de fermento diluído em 100 ml de água morna. Tampe o fermentador, coloque o “airlock” para o escape do gás carbônico formado na fermentação.

7.- Engarrafamento

Após a fermentação de 7 dias, leve o fermentador para a geladeira e deixe de 3 a 7 dias para clarificar a cerveja. Lave a sanitize as garrafas. Como o gás da cerveja foi perdido durante a fermentação, deve-se adicionar cuidadosamente uma pequena quantidade de açúcar (ferva 150 ml de água por 10 min e adicione 5 g de açúcar por litro de cerveja) a cerveja. Coloque cuidadosamente a cerveja nas garrafas para não oxigená-la, depois guarde num lugar escuro, seco e com temperatura média de 25° C. Aguarde por mais 15 dias para obter o produto final.

O Beer & Brasa recomenda o Curso de Cervejeiro Caseiro para que você tenha prazer na fabricação e na degustação da sua cerveja, e se divirta como o Grande Cervejeiro da galera!

Saúde!

 

 

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Um comentário sobre “Fazendo cerveja em casa | Homebrewing

  1. Muito legal e parabéns pela postagem. O Daniel arrasou nas explicações e ficou muito bem nas fotos. Com certeza vai ficar ótima, não vejo a hora de provar.
    Bjs.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>